Identidade Visual
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O que é Identidade Visual?
A identidade visual é o conjunto de elementos, como frases, imagens e logotipos, que representam visualmente uma marca e o que ela quer comunicar ao seu público. Ou seja, são os elementos visuais que representam uma empresa, produto ou serviço. Geralmente são expressas por meio de materiais de marca e marketing.
Uma identidade visual forte pode ajudar a construir a fidelidade e a confiança do cliente em uma empresa. Sendo responsável por dar “uma cara” para a marca, algo que a represente perante o consumidor, mostre seus valores e propósitos e o faça ter vontade de conhecê-la.
Perguntas Frequentes
Investir em uma identidade visual equilibrada e marcante é essencial para despertar a sua curiosidade do consumidor e conquistar a sua credibilidade.
Além disso, por meio dos elementos que a compõem, a marca pode ser reconhecida mais facilmente onde quer que esteja.
Nome
O nome de uma marca não é apenas uma palavra ou um conjunto de palavras. O nome é a identidade da marca.
Logotipo
É a representação do nome, slogan e/ou símbolo de uma organização. O logotipo é frequentemente usado em branding para identificar a organização em embalagens de produtos, materiais publicitários, sites e outros itens promocionais.
Paleta de cores
A paleta de cores pode ser usada para criar uma identidade visual e para criar uma conexão emocional com o público.
Tipografia
A tipografia é um elemento chave da identidade visual. Ajuda a transmitir a mensagem e o tom da marca.
Manual da identidade visual
Neste manual está presente orientações como:
- Quais cores se deve usar;
- Como aplicar o logotipo;
- Quais tipografias podem ser utilizadas;
- Qual deve ser a linguagem utilizada, entre outras.
A existência desse documento confere uma série de vantagens, dentre elas:
- Criar mensagens mais assertivas;
- Manter um padrão visual, facilitando o reconhecimento pelo público;
- Garante que os parceiros de negócios (agências de marketing, publicidade etc.) mantenham a correta gestão da marca;
- Reduz as chances de erros nas ações e, como consequência, retrabalhos e perdas financeiras.
Os itens de papelaria são parte importante da identidade visual, pois representam a personalidade de uma organização, conferindo um toque mais profissional para a empresa.
A seguir, algumas das peças de papelaria que costumam ser criadas em conjunto com a identidade visual.
- Cartões de visita;
- Papéis timbrados;
- Folder/Flyer;
- Adesivos;
- Cardápios, para empresas alimentícias;
- Envelopes.
A identidade visual é uma representação da personalidade de uma marca. É uma maneira de manter a consistência e criar uma imagem reconhecível para os clientes. Pode ser usada para destacar os valores centrais da empresa, comunicar sua mensagem de forma assertiva e padronizada e fornecer uma conexão emocional com o público.
Na era digital, a relevância da identidade visual aumentou significativamente porque agora é mais importante do que nunca se destacar dos concorrentes para atrair mais clientes. Veja abaixo os principais benefícios de ter uma identidade visual forte:
Diferenciar a empresa da concorrência
Com o número de abertura de novas empresas batendo recorde no Brasil, é essencial ter uma identidade visual estratégica para se destacar da concorrência.
Fácil reconhecimento da marca pelo público
“Vermelho, branco e preto. Refrescante e gelado. Felicidade engarrafada”. Isso te lembra alguma coisa? Ele precisa acontecer com a identidade visual da sua marca!
Demonstra profissionalismo
A primeira coisa que as pessoas notam sobre o seu negócio é a forma como você se apresenta. A maneira como você se veste, os clientes que você tem e até mesmo sua comunicação nas mídias sociais dizem uma coisa ao público: quão profissional você é? Uma empresa com uma identidade visual bem estruturada não só demonstra mais profissionalismo para seus clientes, mas também é mais profissional internamente.
Senso de identidade aos funcionários
A identidade visual de uma empresa é uma forma de comunicar seus valores, cultura e marca. Dessa forma, promove um senso de identidade para os colaboradores, criando um ambiente onde eles se sentem conectados à organização. Também promove uma sensação de pertencer a algo maior do que eles mesmos, fazendo com que se sintam parte importante da empresa.
Marca é o conjunto de valores, crenças e qualidades que compõem a personalidade de uma empresa. A identidade da marca pode ser uma coisa abstrata que é difícil para as pessoas entenderem. Por outro lado, a identidade visual é mais tangível e facilita a identificação do público.
A identidade visual é a aparência da marca de uma empresa. Inclui o logotipo, esquema de cores, fontes e imagens que são usadas para representar o negócio.
Branding é um conjunto de estratégias para criar, administrar e posicionar as marcas de acordo como elas querem ser percebidas por seus clientes. É a conexão emocional que as pessoas têm com uma marca. Pode ser baseado na percepção deles sobre o que eles acham que seu negócio representa ou como eles se sentem sobre seu produto ou serviço.
A diferença entre identidade visual e branding é que identidade visual é sobre o que as pessoas veem quando olham para sua empresa, enquanto branding é sobre o que as pessoas pensam quando ouvem o nome da sua empresa ou veem seu logotipo.
Em resumo:
- Marca é a empresa;
- Identidade visual é a aparência da empresa;
- Branding é a gestão da marca no mercado.
A identidade visual é a representação de uma empresa que inclui seu logotipo, cores, fontes etc. Diferentes empresas possuem diferentes necessidades que precisam ser observadas antes de desenvolver sua identidade visual.
- Algumas empresas podem querer usar um logotipo com um esquema de cores que corresponda aos padrões de seu setor;
- Outras empresas podem querer usar fontes ou logotipos simples;
- E algumas outras empresas podem querer usar fontes ou logotipos mais complexos;
A identidade visual é o produto de muitos fatores. Não se trata apenas do logotipo ou das cores da marca. Precisa ser apropriado, memorável e consistente com os valores da empresa.
Veja alguns aspectos importantes nesse processo:
- Um logotipo deve ser apropriado para seu público-alvo e não deve ser muito abstrato ou complicado de entender. Também deve ter uma mensagem clara que possa ser transmitida em um único olhar.
- As cores da marca devem se complementar e devem funcionar bem em todos os dispositivos e em todos os tipos de mídia, como web, impressos, TV etc.
- É importante realizar pesquisas sobre o público-alvo e suas preferências antes de projetar uma identidade visual. O design deve ser simples e atraente para o público.
- As fontes devem ser fáceis de ler e reconhecíveis de longe.
Por fim, uma identidade visual deve ser observada em diferentes níveis:
- Nível corporativo: A identidade visual é coesa com a missão e os valores da empresa?
- Nível do produto: É consistente com a finalidade do produto?
- Nível da marca: reflete bem em todos os aspectos da marca?