Identidade Visual

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O que é Identidade Visual?

A identidade visual é o conjunto de elementos, como frases, imagens e logotipos, que representam visualmente uma marca e o que ela quer comunicar ao seu público. Ou seja, são os elementos visuais que representam uma empresa, produto ou serviço. Geralmente são expressas por meio de materiais de marca e marketing.

Uma identidade visual forte pode ajudar a construir a fidelidade e a confiança do cliente em uma empresa. Sendo responsável por dar “uma cara” para a marca, algo que a represente perante o consumidor, mostre seus valores e propósitos e o faça ter vontade de conhecê-la.

Perguntas Frequentes

Investir em uma identidade visual equilibrada e marcante é essencial para despertar a sua curiosidade do consumidor e conquistar a sua credibilidade.

Além disso, por meio dos elementos que a compõem, a marca pode ser reconhecida mais facilmente onde quer que esteja.

Nome

 

O nome de uma marca não é apenas uma palavra ou um conjunto de palavras. O nome é a identidade da marca.

 

Logotipo

 

É a representação do nome, slogan e/ou símbolo de uma organização. O logotipo é frequentemente usado em branding para identificar a organização em embalagens de produtos, materiais publicitários, sites e outros itens promocionais.

 

Paleta de cores

 

A paleta de cores pode ser usada para criar uma identidade visual e para criar uma conexão emocional com o público.

 

Tipografia

 

A tipografia é um elemento chave da identidade visual. Ajuda a transmitir a mensagem e o tom da marca.

 

Manual da identidade visual

 

Neste manual está presente orientações como:

  • Quais cores se deve usar;
  • Como aplicar o logotipo;
  • Quais tipografias podem ser utilizadas;
  • Qual deve ser a linguagem utilizada, entre outras.

existência desse documento confere uma série de vantagens, dentre elas:

  • Criar mensagens mais assertivas;
  • Manter um padrão visual, facilitando o reconhecimento pelo público;
  • Garante que os parceiros de negócios (agências de marketing, publicidade etc.) mantenham a correta gestão da marca;
  • Reduz as chances de erros nas ações e, como consequência, retrabalhos e perdas financeiras.

 

Os itens de papelaria são parte importante da identidade visual, pois representam a personalidade de uma organização, conferindo um toque mais profissional para a empresa.

A seguir, algumas das peças de papelaria que costumam ser criadas em conjunto com a identidade visual.

  • Cartões de visita;
  • Papéis timbrados;
  • Folder/Flyer;
  • Adesivos;
  • Cardápios, para empresas alimentícias;
  • Envelopes.

A identidade visual é uma representação da personalidade de uma marca. É uma maneira de manter a consistência e criar uma imagem reconhecível para os clientes. Pode ser usada para destacar os valores centrais da empresa, comunicar sua mensagem de forma assertiva e padronizada fornecer uma conexão emocional com o público.

Na era digital, a relevância da identidade visual aumentou significativamente porque agora é mais importante do que nunca se destacar dos concorrentes para atrair mais clientes. Veja abaixo os principais benefícios de ter uma identidade visual forte:

 

Diferenciar a empresa da concorrência

 

Com o número de abertura de novas empresas batendo recorde no Brasil, é essencial ter uma identidade visual estratégica para se destacar da concorrência.

 

Fácil reconhecimento da marca pelo público

 

Vermelho, branco e preto. Refrescante e gelado. Felicidade engarrafada”. Isso te lembra alguma coisa? Ele precisa acontecer com a identidade visual da sua marca!

 

Demonstra profissionalismo

 

A primeira coisa que as pessoas notam sobre o seu negócio é a forma como você se apresenta. A maneira como você se veste, os clientes que você tem e até mesmo sua comunicação nas mídias sociais dizem uma coisa ao público: quão profissional você é? Uma empresa com uma identidade visual bem estruturada não só demonstra mais profissionalismo para seus clientes, mas também é mais profissional internamente.

 

Senso de identidade aos funcionários

 

A identidade visual de uma empresa é uma forma de comunicar seus valores, cultura e marca. Dessa forma, promove um senso de identidade para os colaboradores, criando um ambiente onde eles se sentem conectados à organização. Também promove uma sensação de pertencer a algo maior do que eles mesmos, fazendo com que se sintam parte importante da empresa.

Marca é o conjunto de valores, crenças e qualidades que compõem a personalidade de uma empresa. A identidade da marca pode ser uma coisa abstrata que é difícil para as pessoas entenderem. Por outro lado, a identidade visual é mais tangível e facilita a identificação do público.

A identidade visual é a aparência da marca de uma empresa. Inclui o logotipo, esquema de cores, fontes e imagens que são usadas para representar o negócio.

Branding é um conjunto de estratégias para criar, administrar e posicionar as marcas de acordo como elas querem ser percebidas por seus clientes. É a conexão emocional que as pessoas têm com uma marca. Pode ser baseado na percepção deles sobre o que eles acham que seu negócio representa ou como eles se sentem sobre seu produto ou serviço.

A diferença entre identidade visual e branding é que identidade visual é sobre o que as pessoas veem quando olham para sua empresa, enquanto branding é sobre o que as pessoas pensam quando ouvem o nome da sua empresa ou veem seu logotipo.

Em resumo:

  • Marca é a empresa;
  • Identidade visual é a aparência da empresa;
  • Branding é a gestão da marca no mercado.

A identidade visual é a representação de uma empresa que inclui seu logotipo, cores, fontes etc. Diferentes empresas possuem diferentes necessidades que precisam ser observadas antes de desenvolver sua identidade visual.

  •  Algumas empresas podem querer usar um logotipo com um esquema de cores que corresponda aos padrões de seu setor;
  •  Outras empresas podem querer usar fontes ou logotipos simples;
  •  E algumas outras empresas podem querer usar fontes ou logotipos mais complexos;

 

A identidade visual é o produto de muitos fatores. Não se trata apenas do logotipo ou das cores da marca. Precisa ser apropriado, memorável e consistente com os valores da empresa.

Veja alguns aspectos importantes nesse processo:

  1. Um logotipo deve ser apropriado para seu público-alvo e não deve ser muito abstrato ou complicado de entender. Também deve ter uma mensagem clara que possa ser transmitida em um único olhar.
  2. As cores da marca devem se complementar e devem funcionar bem em todos os dispositivos e em todos os tipos de mídia, como web, impressos, TV etc.
  3. É importante realizar pesquisas sobre o público-alvo e suas preferências antes de projetar uma identidade visual. O design deve ser simples e atraente para o público.
  4. As fontes devem ser fáceis de ler e reconhecíveis de longe.

 

Por fim, uma identidade visual deve ser observada em diferentes níveis:

  • Nível corporativo: A identidade visual é coesa com a missão e os valores da empresa?
  • Nível do produto: É consistente com a finalidade do produto?
  • Nível da marcareflete bem em todos os aspectos da marca?